LUCIANO LIMA

Publicado porGustavo07/03/20190 Comentários

O violonista Luciano Lima tem atuado tanto solo como em formações camerísticas, com apresentações em festivais e outros eventos musicais no Canadá, Estados Unidos e Brasil. Luciano tem doutorado pela Université de Montréal (Canadá), mestrado pela McGill University (Canadá) e formou-se em violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Desenvolve também atividades como arranjador e compositor, dedicando-se principalmente à produção para violão, tendo suas obras publicadas pela editora canadense Les Productions d’OZ.

 

Como pesquisador, defendeu sua tese de doutorado sobre os quatro concertos para violão solo de Radamés Gnattali, publicando artigos e proferindo palestras em eventos acadêmicos sobre a obra deste compositor. Nesta mesma linha de pesquisa, lançou em 2017 o livro "Radamés Gnattali e o Violão de Concerto - uma revisão da obra para violão solo com base nos manuscritos", editado pela UNESPAR. Publicou também o “Guia Prático para Violão Solo" com transcrições para violão do Guia Prático de Villa-Lobos (Academia Brasileira de Música) e transcrições de 15 peças de Cláudio Santoro para violão (Editora Savart).

 

Atuou como professor na Universidade Federal de Pelotas, no Conservatório de MPB de Curitiba e também em festivais como a Oficina de Música de Curitiba, o Festival de Música de Londrina e o Simpósio Acadêmico de Violão da Embap. Atualmente é professor no curso de música da UNESPAR (Campus II-FAP) em Curitiba.

 

Luciano é endorser Hyper.PRO para violão clássico.

 

Faça um Comentário